19 de setembro de 2009

Vamos pensar no que ouvimos e cantamos?





Alguns internautas têm me instigado a analisar a composição “Faz um milagre em mim”. Eu vinha evitando fazer isso, a fim de não provocar a ira dos fãs do cantor que interpreta esse hit “evangélico”. Afinal, vivemos em uma época em que dar uma opinião à luz da Bíblia desperta a fúria daqueles que dizem ser servos de Deus, mas são, na verdade, fãs, fanáticos e cristãos nominais.

Resolvi, pois, atender os irmãos que desejam obter um esclarecimento quanto ao conteúdo da canção mais cantada pelo povo evangélico na atualidade, a qual começa assim: “Como Zaqueu, eu quero subir o mais alto que eu puder”.

Primeira pergunta para reflexão: Zaqueu, quando subiu na figueira, era um seguidor de Jesus, um verdadeiro adorador? Não. Ele era um chefe dos publicanos, desobediente a Deus e corrupto (Lc 19.1-10). Nesse caso, como um crente em Jesus Cristo, liberto do poder do pecado, pode ainda desejar ser como Zaqueu, antes de seu maravilhoso encontro com Jesus?

Segunda pergunta para reflexão: Por que Zaqueu subiu naquela árvore? Ele estava sedento por salvação? Queria, naquele momento, ter comunhão com Jesus? Não. A Palavra de Deus afirma: “E, tendo Jesus entrado em Jericó, ia passando. E eis que havia ali um varão chamado Zaqueu; e era este chefe dos publicanos, e era rico. E procurava ver quem era Jesus, e não podia, por causa da multidão, pois era de pequena estatura” (Lc 19.1-3). Ele não subiu na figueira porque estava desejoso de ter comunhão com Jesus, mas porque estava curioso para vê-lo.

Terceira pergunta para reflexão: O verdadeiro adorador deve agir como Zaqueu, ou como o salmista, que, ao demonstrar o seu desejo de estar na presença de Deus, afirmou: “Como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus! A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo: quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus?” (Sl 42.1,2)? Será que o pecador e enganador Zaqueu tinha a mesma sede do salmista? Por que um verdadeiro adorador desejaria ser como Zaqueu?

Mas o hit “evangélico” continua: “Só pra te ver, olhar para ti e chamar sua atenção para mim”. Outra pergunta para reflexão: Será que precisamos subir o mais alto que pudermos para chamar a atenção do Senhor? Zaqueu, segundo a Bíblia, subiu na figueira por curiosidade. Mas Jesus, olhando para cima, lhe disse: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa” (Lc 19.5). Observe que não foi Zaqueu quem chamou a atenção de Jesus. Foi o Senhor quem olhou para cima e viu aquele pecador perdido e atentou para ele (cf. Mt 9.36).

A atitude de Zaqueu que nos serve de exemplo não foi o subir, e sim o descer, para atender o chamamento de Jesus: “E, apressando-se, desceu, e recebeu-o gostoso” (Lc 19.6). Por conseguinte, pergunto: O adorador, salvo, transformado, precisa subir para chamar a atenção de Jesus? Não. Na verdade, o Senhor está com o contrito e abatido de espírito (Is 57.15). Espiritualmente falando, Ele atenta para quem desce, e não para quem sobe (Sl 138.6; Lc 3.30).

Mais uma pergunta para reflexão: Se a atitude que realmente recebe destaque, na história de Zaqueu, foi a sua descida, por que a canção enfatiza a sua subida? O mais lógico não seria cantar “Como Zaqueu, eu quero descer”? Reflitamos. Afinal, como diz uma frase que circula na grande rede, o Senhor Jesus morreu para tirar os nossos pecados, e não a nossa inteligência.

A composição não é de todo condenável, pois o adorador que se preza deve mesmo cantar: “Eu preciso de ti, Senhor. Eu preciso de ti, ó Pai. Sou pequeno demais, me dá a tua paz”. Mas, a frase seguinte provoca outra pergunta para reflexão: “Largo tudo pra te seguir”. Estamos mesmo dispostos a largar tudo para seguirmos ao Senhor? E mais: É preciso mesmo largar tudo para segui-lo?

O que o Senhor Jesus nos ensina, em sua Palavra? Em Mateus 16.24, Ele disse: “Se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo, tome sobre si a sua cruz, e siga-me”. Renunciar não é, necessariamente, abandonar, largar, mas pôr em segundo plano. A própria família pode ser um obstáculo para um adorador. Deve ele, nesse caso, largá-la, abandoná-la? Claro que não! Renúncia equivale a priorizar uma coisa em detrimento de outra.

Não precisamos largar a família, o emprego, etc. para seguir o Senhor! Mas precisamos considerar essas coisas secundárias ante a relevância de priorizar a comunhão com Jesus (Mt 10.27). Nesta última passagem vemos que o adorador deve amar prioritariamente o Senhor Jesus, mas sem abandonar tudo para segui-lo! Não confundamos renúncia com abandono. O que devemos largar para seguir a Jesus é a vida de pecado, e não tudo.

A canção continua: “Entra na minha casa. Entra na minha vida”. O compositor se refere a Zaqueu, mas não foi este quem convidou o Senhor para entrar em sua casa. Na verdade, foi Jesus quem lhe disse: “Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém pousar em tua casa” (Lc 19.5). Nota-se, pois, que esta parte da canção não é essencialmente cristocêntrica, e sim antropocêntrica. Mais uma pergunta para reflexão: O hit em apreço prioriza a obra que Jesus faz na vida do pecador, ou dá mais atenção ao que o homem, o ser humano, faz para conseguir o que deseja? A canção enfatiza a Ajuda do Alto, ou a autoajuda?

Outra pergunta: Um verdadeiro adorador, um servo de Deus, alguém que louva a Jesus de verdade, que canta louvores ao seu nome, não é ainda uma habitação do Senhor? Por que pedir a Ele que entre em nossa casa e em nossa vida, se já somos moradas de Deus (Jo 14.23; 1 Co 6.19,20)?

A parte mais contestada da composição em apreço sinceramente não me incomoda muito: “Mexe com minha estrutura. Sara todas as feridas”. Que estrutura seria essa? No Salmo 103.14 está escrito: “... ele conhece a nossa estrutura; lembra-se de que somos pó”. Deus, é claro, conhece-nos profundamente. Ele conhece a totalidade do ser humano: espírito, alma e corpo (1 Ts 5.23; Hb 4.12). Creio que o compositor tomou como base o que aconteceu com Zaqueu. O seu encontro com o Senhor mudou a sua vida por completo, “mexeu com a sua estrutura” (Lc 19.7-10). Deus faz isso na vida do pecador, no momento da conversão, e continua a transformar os salvos, a cada dia (2 Co 3.18).

Quanto a sarar feridas, o Senhor Jesus de fato nos cura interiormente. Mas não pense que estou aqui defendendo a falsa cura interior, associada a regressão psicológica, maldição hereditária, etc. Não! O Senhor Jesus, mediante a Palavra de Deus e a ação do Espírito Santo, cura os quebrantados do coração, dando-lhes uma nova vida (Lc 4.18; 2 Co 5.17).

Diz ainda a canção: “Me ensina a ter santidade. Quero amar somente a ti. Porque o Senhor é o meu bem maior”. Sendo honesto e retendo o que é bom na composição (1 Ts 5.21), Deus, a cada dia, nos ensina a ser santos, em sua Palavra (Hb 12.14; 1 Pe 1.15-25). Além disso, Ele é, sem dúvidas, o que temos de mais precioso mesmo e, por isso, devemos amá-lo acima de todas as coisas (2 Co 4.7; Lc 10.27).

Quanto à última frase “Faz um milagre em mim”, o compositor comete o mesmo erro de português constante da campanha de publicidade da Embratel: “Faz um 21”. Na verdade, no caso da canção o correto seria: “Faze um milagre em mim”. E, no caso da Embratel: “Faça um 21”. Quer saber por quê? Aí já é querer demais, não é? Investigue, pesquise, caro internauta, principalmente se você é um editor de blog. Conhecer o vernáculo é uma necessidade de quem lida com textos.

Diante do exposto, que os pecadores, à semelhança de Zaqueu, desçam, humilhem-se, a fim de receberem a gloriosa salvação em Cristo (Lc 18.9-14). E quanto a nós, os salvos, os verdadeiros adoradores, em vez de subirmos o mais alto que pudermos, que também desçamos a cada dia, humilhando-nos debaixo da potente mão de Deus (1 Pe 5.6), a fim de que Ele nos ouça e nos abençoe (2 Cr 7.14,15).

Ciro Sanches Zibordi
http://cirozibordi.blogspot.com

Recados

ESCOLA DOMINICAL

Durante os cultos. Vocês, Pais, foram abençoados com filhos. Pai e mãe, por que vocês vem à casa de Deus? Para trazer seus filhos? Lembrem-se de que primeiro vocês mesmos necessitam de Deus e de sua Palavra. Como querem que os filhos venham à igreja se nem vocês mesmos têm vontade de vir? Lembrem-se ainda, se criticam e falam mal da igreja, estão descontentes com tudo, o filho jamais vai aprender a amar a Deus e a sua igreja! POR OUTRO LADO, SE VOCÊ AJUDA, APOIA, PARTICIPA E VEM COM ALEGRIA PARA OUVIR A PALAVRA DO SANTO DEUS, PODEROSO E MISERICORDIOSO, SEU FILHO VAI APRENDER A GOSTAR, AMAR, E QUERER SEMPRE ESTAR NA CASA DO SENHOR! ALI O SENHOR É ADORADO E LOUVADO! EU VOU PARA SERVIR AO SENHOR! E QUANDO O PRÓPRIO SENHOR SERVE A CADA UM QUE CRÊ ATRAVÉS DE SUA MARAVILHOSA GRAÇA EXPRESSA NA PALVRA E SACRAMENTOS. O EXEMPLO FALA MAIS ALTO DO QUE MIL PALAVRAS. Na escolinha bíblica seus filhos vão aprender lindas histórias sobre Jesus. Esperamos seus filhos!

DOUTRINA:

Nas quartas-feiras, 8h e 13h30min. A DOUTRINA É UM PERÍODO DE PREPARO PARA SER MEMBRO DA IGREJA, ADQUIRIR O CONHECIMENTO NECESSÁRIO PARA DEFENDER A FÉ CRISTÃ. SEU FILHO INICIA A DOUTRINA COM 11 ANOS. COMO SEU FILHO ENTRA PARA DOUTRINA? LAMENTAVELMENTE HÁ FILHOS QUE VÊM PARA A DOUTRINA SEM AO MENOS CONHECER O “CREDO APOSTÓLICO” OU A “ORAÇÃO DO PAI NOSSO”. OU SEJA, ENTRAM NA DOUTRINA SEM CONHECER HISTÓRIAS BÍBLICAS, POIS NÃO FORAM TRAZIDOS PARA A ESCOLA BÍBLICA. DE QUEM É A RESPONSABILIDADE? DE O PASTOR MUDAR A SITUAÇÃO? SERÁ QUE ELE CONSEGUE? LAMENTAVELMENTE É O QUE ALGUNS PAIS MUITO PEDEM AO PASTOR, MAS, COM TRISTEZA ELE NÃO CONSEGUE MUDAR. PAIS, NÃO TRANSFIRAM SUAS RESPONSABILIDADES PARA OUTROS. ASSUMAM O QUE LHES PERTENCE POR DIREITO. O NOSSO EXEMPLO É A MELHOR EDUCAÇÃO. IR AO CULTO E LEVAR O FILHO, SEMPRE, É A MELHOR ESCOLHA. O SEU LUGAR NO BANCO DA IGREJA NÃO PODE FICAR VAZIO, NEM DE SUA FAMÍLIA! QUE DEUS ESPÍRITO SANTO ABENÇOE SEMPRE A SUA ESCOLHA, QUE SEJA A MELHOR E A ESCOLHA CERTA!

Departamentos

JOVENS – REUNIÃO AOS DOMINGOS, 18h.

12/09 – Encontro de Jovens DAMAL, SEMINÁRIO CONCÓRDIA – SÃO LEOPOLDO;
04/10 – Olimpíada Cultural – DIJUVASI;
15/11 – CONGRESSO – DIJUVASI.

JUVENTUDE MIRIM –

ENCONTRO ESPORTIVO, FASE II – 26 DE SETEMBRO – NH.

SENHORAS

1º e 3º Sábados de cada mês – 14h30min.
12 de setembro – Encontro da primavera Servas, São Lucas – NH.


LEIGOS 1ª e 3ª sextas-feiras, às 20h.

18/09 – futsal – Leigos – Dois Irmãos;

08/11 – CONGRESSO DE LEIGOS- DIVASI, NO SEMINÁRIO;

FAMÍLIAS – Na 4ª sexta-feira de cada mês, 20h.
TERCEIRA IDADE – na 2ª segunda-feira de cada mês, 14h30 min.

CONGRESSO DISTRITAL 3ª IDADE – 19 DE SETEMBRO, 9h.

COMISSÃO PÚLPITO E ALTAR- preparo da igreja para o culto e recepção – VOCÊ PODE PARTICIPAR; falar com Leandro Albrecht.

PEM – Estudos Bíblicos nas casas dos membros. Nas quartas-feiras. Verificar o programa. 20h.

PROFISSÃO DE FÉ – Curso Bíblico para novos membros. Falar com os pastores para obter informações.

NOVO GRUPO – INÍCIO 08/09 NA IGREJA, 20h– Divulguem e informem.

ASSISTÊNCIA SOCIAL – terças-feiras, 14h.

19 DE SETEMBRO, realizou-se aqui em Estância Velha o Fórum de Assistência Social da igreja. Tivemos uma expressiva participação. Tema: “Cuidado junto a famílias com necessidades especiais – sofrimento – a partir de experiência de vida”.

VISITA HOSPITAL– Entrar em contato com os pastores – informá-los.
RÁDIO COMUNITÁRIA ESTÂNCIA

Todas às quintas, 20h.

FM – 87.5

POR INTERNET: www.estancia.fm.br
REUNIÃO DE PASTORES: 1ª terça de cada mês, 8h.

REUNIÃO DA DIRETORIA: 2ª Segunda-Feira do mês, às 20h.

REUNIÃO DA COMISSÃO DO COLÉGIO: 1ª segunda-feira de cada mês;

ENCONTRO DE OBREIROS E FAMÍLIAS: 3ª segunda-feira de cada mês.
CONSELHO DISTRITAL:

29/09 – TRAVESSÃO – EM DOIS IRMÃOS;

08/11 – DA PAZ – CAMPO BOM;

SEMINÁRIO CONCÓRDIA – Suspendeu atividades que envolvem as congregações devido ao novo vírus da gripe;

IELB - 10/11 - Assembléia AESI – No Centro Administrativo - Porto Alegre;

SAIBA MAIS SOBRE A IELB

DISTRITO REGIONAL
O distrito do Vale do Rio dos Sinos abrange hoje 10 mil membros, atendidos por 22 pastores dos municípios de Araricá, Estância Velha, Campo Bom, Sapiranga, Nova Hartz, Dois Irmãos e Novo Hamburgo.

NÚMEROS NO PAÍS
No Brasil, são 2,1 mil locais de culto, 800 pastores, 60 unidades de ensino (18 de ensino superior) e cerca de 235 mil membros, sendo 115 mil deles no RS.
ORIGEM
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) tem origem na Reforma de Martinho Lutero, na Alemanha, em 1517.

ATUAÇÃO NACIONAL
No Brasil, a IELB atua desde 1900 com a chegada do primeiro missionário norte-americano. Foi fundada oficialmente em 24 de junho de 1904, na cidade de São Pedro do Sul, no Rio Grande do Sul.

ESTRUTURA
A célula básica da IELB é a congregação. Duas ou mais congregações unidas formam uma paróquia. Congregações e paróquias unidas formam um distrito.
ORGANIZAÇÕES AUXILIARES
A IELB possui organizações nacionais auxiliares, como a LSLB (Liga de Senhoras Luteranas do Brasil), LLLB (Liga dos Leigos Luteranos do Brasil, JELB (Juventude Evangélica Luterana do Brasil) e ANEL (Associação Nacional de Educação Luterana).

21 anos EDUCANDO PARA VIDA

A Comunidade Evangélica Luterana Cristo Salvador tem o privilégio de ser a mantenedora de uma Escola que é referência em nossa cidade. Por contar com a responsabilidade de gerenciar todo o trabalho ali desenvolvido, os membros da CELCS têm acesso ao programa de bolsas. Pense na possibilidade de ter seu filho estudando numa escola onde a palavra de Deus é pregada diariamente.

A Escola disponibiliza bolsas de estudos para luteranos comprometidos com a igreja e seus objetivos. Procure informar-se junto à igreja, à diretoria para ver as possibilidades de bolsa de estudo. Estamos atualizando essa informação com a intenção de motivá-los a matricularem seus filhos numa escola onde a preocupação com a formação cristã é diária. O que você quer para seu filho? Um ensino de qualidade fundamentado em valores cristãos? A escola da sua Congregação tem isso. Pense nesta possibilidade. Conheça um pouco do que acontece no CLAK acessando o site www.clak.com.br.

NESTE ANO O COLÉGIO COMPLETARÁ 21 ANOS. O CULTO ALUSIVO AOS 21 ANOS DA ESCOLA E CINQUENTENÁRIO DA IGREJA MANTENEDORA DAR-SE-Á NO DIA 21 DE OUTUBRO, Quarta-feira.

OFERTA, O QUE É?

PAGAMENTO DA IGREJA?

OFERTA É SEMPRE MOTIVADA PELA GRAÇA DE DEUS, E NUNCA PAGAMENTO DA IGREJA. É minha resposta de amor e gratidão por aquilo que Deus já fez para mim. A maior oferta foi de Deus para nós na cruz: o sangue inocente de Cristo. Pela misericórdia, graça e perdão de Deus é que levo, com alegria, a minha oferta a Deus, com o propósito da continuidade da pregação do Evangelho de Cristo!

RETIRE SEUS ENVELOPES JUNTO À SECRETARIA. Se você está atrasado com suas ofertas, procure deixá-las em dia. Se não puder ofertar, por alguma dificuldade, procure o pastor ou a diretoria. Queremos ajudá-lo.





Observe no Boletim quando acontece o Estudo Bíblico na sua casa e convide seus amigos, vizinhos e luteranos que moram perto. Você estará fazendo a sua parte no reino de Deus. Convidando outros e convivendo com eles, estará dando o seu testemunho de fé.

Não deixe acontecer que no dia do seu Estudo, ao chegar o pastor para ministrá-lo, você não esteja sabendo. O Boletim é o meio de lhe trazer esta informação.